segunda-feira, 18 de março de 2013

Defesa Civil do Rio de Janeiro confirma 10 mortes em Petrópolis por causa da chuva


A Defesa Civil do Rio de Janeiro registra pelo menos 10 mortes provocadas pelas enxurradas que castigam Petrópolis, na serra fluminense, desde a tarde de domingo. O número foi confirmado nesta manhã pelo governo estadual.
Em entrevista à Globo News, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, diz que dois técnicos do órgão aparecem entre as vítimas. Eles trabalhavam no resgate no bairro Quitandinha, quando um deslizamento provocou o soterramento da equipe. O caso exemplifica as dificuldades em atuar para reduzir os prejuízos e salvar vítimas da tormenta.
— Em algumas comunidades, nossa equipe tem dificuldades de acesso. Estamos usando máquinas, caminhões e todo o aparato necessário para desobstruir as vias — explicou o secretário.
A Defesa Civil reforça o alerta, porque a meteorologia mantém a previsão de chuva durante todo o dia. O órgão registrou mais de 300 milímetros de chuva em 24 horas — o que corresponde a 10% além do esperado para todo o mês de março.
Segundo o prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo, foi decretado ponto facultativo nas escolas nesta segunda. A orientação é para as pessoas permanecerem em suas residências enquanto permanecer o mau tempo.
— Só agora de manhã conseguimos nos aprofundar do que está acontecendo. Estou pedindo para as pessoas evitarem sair de casa. Nossa prioridade agora é o resgate dos corpos das vítimas em respeito à dor das famílias — disse Bontempo à Globo News.

Doze rios do Estado do Rio de Janeiro, que cortam oito municípios, estão em alerta máximo devido às chuvas. O alerta máximo é o nível mais grave entre os quatro usados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para medir o risco de cheia dos rios do Estado.
O alerta máximo significa que o rio já atingiu 80% do seu nível de transbordamento. Alguns rios, como o Quintandinha e o Piabanha, que cortam a cidade de Petrópolis, já transbordaram, de acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
Chuva interdita estradas em São Paulo
No litoral paulista, a prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade pública em decorrência do mau tempo. Pontes foram danificadas e há falta de luz no município. A rodovia Rio-Santos está bloqueada entre Maresias e Boiçucanga devido a quedas de barreiras. Já a estrada Mogi-Bertioga foi interditada entre os kms 77 e 98.

Enxurrada chegou à região serrana ainda na tarde de domingo e causou alagamentos e queda de encostas


Nenhum comentário:

Postar um comentário