segunda-feira, 18 de março de 2013

Anvisa suspende fabricação e comercialização de suco após contaminação em lote


A Agência Nacional de Vigilância Santitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, comercialização e consumo dos lotes de sucos feitos com soja da marca Ades produzidos na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Conforme aUnilever, empresa responsável pelo produto, "uma falha no processo de higienização resultou no envase de embalagens com solução de limpeza."
A ingestão das bebidas contaminadas pode causar queimaduras, conforme a companhia. De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a Anvisa explica a determinação "por suspeita de não atender às exigências legais e regulamentares".
Na quinta-feira, a Unilever já havia anunciado o recall de 96 unidades do suco de maçã que teriam sido distribuídas aos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A Unilever afirmou que a falha identificada já foi solucionada e que os produtos existentes na empresa foram retidos. A empresa orienta os consumidores que compraram o produto a entrarem em contato pelo telefone 0800 707 0044 ou pelo e-mail sac@ades.com.br.
Semelhança com outro casoEm outubro de 2011, após dezenas de notificações de pessoas que relataram problemas como irritações e lesões da mucosa da boca depois de ingestão de Toddynho no Rio Grande do Sul, a Pepsico, fabricante do produto, admitiu quehouve falha no envasamento de 80 unidades do achocolatado, produzido na unidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Um laudo do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen) divulgado à época mostrou que em um dos lotes o pH do produto era de 13,3, alcalino, equivalente ao de produtos de limpeza como soda cáustica e água sanitária, e considerado muito alto para alimentos, que tem valores próximos a 7.Resolução da agência diz que bebidas da marca Ades são suspeitas de não atender às exigências legais


Nenhum comentário:

Postar um comentário