quarta-feira, 27 de março de 2013

Agentes prisionais paralisam atividades nesta quarta-feira em Santa Catarina


Categoria reivindica aumento no efetivo e melhorias nos equipamentos de segurança pessoal

Agentes prisionais de Santa Catarina paralisam as atividades nesta quarta-feira em Santa Catarina. Estão paralisadas as atividades no Complexo da Trindade, Penitenciária de São Pedro de Alcântara e Cadeião do Estreito, na Grande Florianópolis. Agentes de Itajaí, Joinville, Chapecó e Laguna também devem participar da paralisação. Apenas o serviço de alimentação está mantido nas unidades.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de SC (Sintespe), Wolney Chucre, a principal reivindicação dos servidores públicos estaduais é o pagamento da data base, que deveria ter sido paga pelo Governo de SC no mês de janeiro. 

Os agentes reivindicam também melhorias nos equipamentos de segurança pessoal e no aumento do efetivo.  Outra reivindicação é a efetivação dos aprovados do concurso em 2006. De acordo com Wolney  mais de 40 já fizeram a academia e ainda não foram chamados para trabalhar.

Segundo Wolney, atualmente na prática, um agente fica responsável por cerca de 150 presos. São cerca de 17 mil presos em SC. 

— O ideal seria um agente para cada 10 presos — explica Chucre. 

O diretor disse ainda que apenas 1700 agentes atuam nas 49 unidades prisionais de SC. No entanto, cerca de 300 destes fazem trabalhos administrativos. 

— Cerca de 20 unidades devem paralisar. As demais vão fazer algum tipo de manifestação — disse Chucre. 

O diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, disse que o manifesto é um direito dos agentes e que algumas reivindicações dos agentes já foram atendidas. Uma delas foi a compra de coletes de uso pessoal. 

— Os coletes já foram adquiridos e devem ser entregues até o mês de maio — disse Lima. 

Ele adiantou ainda que já foram liberados R$ 500 mil para compra de armas. 

Em relação ao efetivo, Lima concorda que falta agentes no Estado. No entanto, adiantou que um novo concurso público deve sair ainda nesta semana. 

No dia 17 de abril os servidores públicos do Estado participam de uma Assembleia Geral em frente ao Centro Administrativo do Governo de SC, na SC-401.

Nenhum comentário:

Postar um comentário