quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI deixa o trono nesta quinta-feira e cardeais iniciam congregações para definir sucessão


Após sete anos, 10 meses e nove dias, o trono de São Pedro volta, às 20h desta quinta-feira (16h em Brasília), a ficar vago. É o que, na linguagem eclesiástica, chama-se Sé Vacante — período que vai da morte ou renúncia de um papa até a eleição de seu sucessor, durante o qual a Igreja fica sem um chefe.

Como serão as últimas horas de pontificado de Ratzinger

Durante a Sé Vacante, a Igreja Católica será comandada pelo Colégio dos Cardeais. Não há passagem de comando — o único ritual, a portas fechadas, é a quebra do Anel do Pescador, usado pelo Papa e símbolo de seu poder. O inusitado desses dias é que a Sé, ou Sede, estará vaga, mesmo tendo um papa vivo.

Às 16h30min, Bento XVI deixará o Palácio Apostólico de helicóptero rumo à residência de verão de Castel Gandolfo. Um voo de 15 minutos.

— Vou me esconder do mundo — disse o Papa no dia 14, três dias após anunciar a renúncia.

Confira detalhes da última audiência do Papa:



Assim que se iniciar a Sé Vacante, por volta de 20h, começarão também as congregações de cardeais. Nessas reuniões, os prelados anunciarão a data do início do conclave. No grupo, aquele que deve ganhar maior visibilidade com a ausência do Papa é o camerlengo, cardeal responsável por administrar a Igreja.

O cargo está, desde 2007, nas mãos do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, amigo de Joseph Ratzinger, seu homem de confiança e um dos favoritos nas listas de apostas para a sucessão.

Pródiga em histórias, a Igreja Católica teve seu mais longo período de Sé Vacante após a morte do papa Clemente IV, em Viterbo, na região italiana de Lácio. À época, a reunião para a escolha do sucessor era realizada no local da morte do pontífice. 

Os 19 cardeais demoraram tanto para se decidir que a população, revoltada, prendeu-os no Palácio Arquiepiscopal, onde foram submetidos a um regime de pão e água. Foram 33 meses até Gregório X ser eleito. Nascia a expressão "conclave" (com chave) — em outras palavras, "trancados".

O conclave que elegeu Joseph Ratzinger durou três dias — foram 17 de Sé Vacante. O mundo terá de se acostumar com novas expressões religiosas. A figura de um papa emérito é inédita. Mesmo nos casos dos nove outros pontífices que renunciaram, em nenhuma ocasião houve tanta compreensão de seus fiéis.

Joseph Ratzinger deixará o Vaticano às 20h e posto fica vago até que o conclave decida pelo novo pontífice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário