segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Carros de som resistem ao tempo e divulgam até vagas de emprego em Blumenau.Blumenau tem 46 empresas de carros de som


Eficientes no seu objetivo, eles resistem à modernidade. Invadem conversas, interrompem pensamentos, lembram da promoção esquecida. Julgados como inconiventes por uns, mas competentes por outros, os carros de som continuam rodando. A lógica não mudou: um meio de transporte, carregando um emissor de som. As mensagens e o jeito de comunicar é que evoluíram.
Se antes só anunciavam velórios, notícias e a venda de pamonha, hoje são usados para divulgar grandes festas como a Sommerfest, ofertas e até vagas de emprego. A coordenadora da Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Furb e ex-secretária de Comunicação de Blumenau, Fabrícia Zucco, diz que a principal evolução desta mídia está nas locuções – antigamente feitas ao vivo, hoje elas são gravadas em alta qualidade.
Apesar de ter um custo-benefício interessante, Fabrícia diz que é preciso cautela no uso. O carro de som não atende a todos os públicos, e é preciso ter cuidado com altura do som, dicção do locutor e trilha, para que a propaganda não acabe incomodando mais que informando. A mensagem deve ser simples e curta:
– O carro de som serve mais para lembrar, dar um toque à pessoa que escuta. Por isso chegamos a usar para divulgar a Sommerfest, por exemplo.
Hoje, Blumenau tem 46 empresas com alvarás para usar carros de som. O alvará não limita a quantidade de carros por empresa, por isso, não é possível calcular quantos circulam pela cidade. Priscila Mendonça está há 18 anos no mercado de sonorização por meio de carro. Com clientes fixos de diferentes áreas – de agências de emprego, casas noturnas a lojas de eletrodomésticos – , Priscila tem cinco veículos circulando em Blumenau, Gaspar e região.
As localidades que os veículos visitam variam conforme o desejo do cliente. Para garantir que a gravação tenha qualidade, o texto da mensagem é aprovado pelo contratante do serviço. Dois locutores exclusivos dão voz às promoções que circulam nos carros de Priscila. Cuidados com manutenção dos veículos, evitar transitar em vias de muito movimento, dar espaço para ultrapassagem e reduzir o som em ruas estreitas são as orientações que todos os motoristas da empresa recebem. – Sempre digo aos meus clientes que propaganda em carro de som é igual a injeção na veia: o resultado é rápido e, se divulgam boas ofertas, o cliente vem – conta Priscila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário