terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Força Nacional reforça segurança do Complexo da Canhanduba, em Itajaí


Policiais, que atuam de forma preventiva na unidade, ainda não têm data para deixar a cidade

Uniformizados e com armas em punho, policiais da Força Nacional de Segurança permanecem por tempo indeterminado no Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí. Eles chegaram na sexta-feira e atuam de forma preventiva, conforme a direção do Complexo. O Complexo recebeu 20 policiais da Força Nacional e outros cinco do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar.

Eles se revezam em turnos auxiliando na segurança externa da estrutura, que contempla o presídio regional, a penitenciária e uma ala para presos em regime semiaberto. Após a chegada do reforço, um detento do presídio regional foi transferido para uma prisão federal.

O diretor do Complexo, Edenir Alexandre Camargo Neto, não informou o que motivou a transferência nem passou informações sobre o preso. Em todo o Estado, 40 detentos foram transferidos para unidades federais. A ação faz parte do plano de segurança, que pretende enfraquecer o crime organizado, responsável pela onda de ataques que aterroriza Santa Catarina há mais de 20 dias. 

Exceto pela transferência, a presença da Força Nacional na Canhanduba não mudou a rotina no Complexo, conforme Camargo. As visitas estão mantidas, bem como todos os procedimentos padrão, como as revistas diárias. 

- É mais uma medida de prevenção. Para mostrar que eles estão presentes - explica. 

Camargo não informou se outras transferências devem ocorrer ao longo da semana, seja para presídios federais ou unidades prisionais em outras regiões do Estado. De qualquer modo, os agentes não tem data para deixar a região. Em todo o Estado, a previsão é que a Força Nacional atue por pelo menos 90 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário