quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Filme Férias no Sul, gravado em Blumenau, completa 45 anos


O ano era 1966 e o cineasta Reynaldo Paes de Barros resolveu que Blumenau seria o cenário ideal para gravar o roteiro de Férias no Sul. O filme de ficção teve três meses de filmagens e a equipe, instalada na cidade, movimentou a rotina dos blumenauenses. O filme conta a história de Celso (David Cardoso), um estudante carioca que, a convite de um amigo, vem passar férias em Blumenau. Aqui, conhece duas mulheres: Helga (Dagmar Heidrich), a bela descendente de alemães, e Isa (Elizabeth Hartmann), uma escritora paulista. Ele se envolve com as duas e a história, contrariando o tradicional final feliz, termina em tragédia. O filme que contou com a participação dos moradores no elenco de apoio gerou polêmica durante a esperada estreia, ocorrida há 45 anos.
Confira a sinopse da obra:
Convidado pelo amigo Jorginho (Cláudio Viana), o jovem estudante carioca Celso (David Cardoso) desembarca no aeroporto de Itajaí, onde é recebido pelo amigo. De fusca, os dois percorrem a Rodovia Jorge Lacerda, até Blumenau, não sem antes tentarem conquistar belas catarinenses que encontram pela frente. No asfalto, param para livrar-se de um cigarro aceso que cai dentro do carro e quase são atropelados no acostamento por um caminhão com placa de São Paulo. Celso logo faz amizades em Blumenau, conhece Trudi (Sheyla Weyckert), frequenta o Tabajara, convive com as mocinhas da terra. E "descobre" Helga (Dagmar Heidrich), uma meiga alemãzinha, que lhe arrebata o coração. Apaixonam-se. Mas no meio tempo, Celso conhece também a voluntariosa escritora Isa (Elizabeth Hartmann), de passagem por Blumenau, com quem tem um caso. O relacionamento entre Helga e Celso passa então por uma crise séria.
David Cardoso era o intérprete do estudante carioca Celso, em 1967
Com o coração dividido, Celso acompanha Isa até Caxias do Sul e Gramado. Lá, com o pensamento voltado dia e noite para a imagem de Helga, ele rompe com Isa, que segue sozinha para o sul. Ele volta para Blumenau. Helga o recebe de coração aberto. Reatam o namoro, mas está chegando o dia em que Celso deve retornar ao Rio para continuar seus estudos.  Para marcar a despedida, o casal resolve ir até o Morro do Aipim, de onde se descortina um belo panorama de Blumenau. Sobem o morro, de lambreta. Ao voltarem, a lambreta colide de frente com um caminhão. Helga é jogada da moto, não resiste e morre.Celso sofre apenas ferimentos leves. Depois do enterro de Helga, ainda inconformado, ele parte. Dá adeus a Blumenau e a um romance interrompido, que vai marcar sua vida para sempre. E então surge a palavra FIM na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário