Modernização e bom custo-benefício faz os populares continuarem no catálogo de vendas.Sai ano, entra ano, e lá estão eles no catálogo e na vitrina das concessionárias. Alguns modelos de carro, em especial o Gol, da Volkswagen, e o Uno Mille, da Fiat, estão longe de sair de linha – a não ser por decreto, como o estabelecido para 2014, que obriga todos os automóveis a terem airbag e freios ABS, o que, até então, inviabilizaria a produção de modelos como a Kombi e o próprio Mille.
O gerente de Marketing do Produto da Volkswagen, Henrique Sampaio, acredita que o Gol, lançado no país em 1980, é o maior representante dos carros que permanecem entre as opções da marca. Há 25 anos, o automóvel é o mais vendido do país, e fechou 2012 com 290 mil unidades comercializadas.
O segredo da longevidade? Para Sampaio, as seis gerações do Gol, que resultaram em modernizações do veículo, são as responsáveis pelo seu sucesso.
— Ele é um carro que sempre foi atualizado ao longo do anos para atender o melhor possível o consumidor brasileiro, além de ser um projeto 100% do país. O Gol nasceu para ser um carro do Brasil – afirma.
Modernização dos modelos populares ajudou a manter a competitividade
Quatro anos depois do Gol ser lançado, surgiu o Fiat Uno, um carro que até hoje é um dos maiores concorrentes de vendas do queridinho da Volkswagen. Quem o vende, não deixa de mencionar a carroceria forte, que "aguenta o que precisar", como relembra Donaldson Espírito Santo, gerente de vendas da concessionária Repecon, em Florianópolis.
Quatro anos depois do Gol ser lançado, surgiu o Fiat Uno, um carro que até hoje é um dos maiores concorrentes de vendas do queridinho da Volkswagen. Quem o vende, não deixa de mencionar a carroceria forte, que "aguenta o que precisar", como relembra Donaldson Espírito Santo, gerente de vendas da concessionária Repecon, em Florianópolis.
O supervisor de marketing da Fiat, Rodrigo Pereira, destaca ainda dois acontecimentos memoráveis para o automóvel se manter firme no país. O primeiro foi quando o Uno se transformou em Mille, em 1990, tornando-se um dos carros mais conhecidos da indústria nacional – e que, em 2012, atingiu 250 mil unidades vendidas.
O segundo marco foi recente, com o lançamento do Novo Uno, em 2010, um projeto que Pereira define como mantenedor da "alma do maior sucesso de vendas da Fiat no Brasil".
O segundo marco foi recente, com o lançamento do Novo Uno, em 2010, um projeto que Pereira define como mantenedor da "alma do maior sucesso de vendas da Fiat no Brasil".
— Boa parte de sua permanência e sucesso de vendas se atribuem ao fato de ele ter se moldado ao mercado e ter sempre uma ótima relação custo-benefício, com excelente custo de manutenção e baixo consumo de combustível – diz
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