sexta-feira, 5 de abril de 2013

Quase 60% das doses de vacina contra a gripe já estão em Santa Catarina


Este ano, a campanha de vacinação inicia no dia 15 de abril e segue até o dia 26

Cerca de 900 mil doses da vacina contra a gripe já estão em solo catarinense. A quantidade representa quase 60% do total que o Estado deve receber para a campanha que se inicia no próximo dia 15. No total, 1,6 milhões de doses serão aplicadas em Santa Catarina neste período.

O número é quase 25% a mais que na campanha do ano passado. De acordo com a diretoria da Vigilância Epidemiológica, o aumento se deve à inclusão de um novo grupo de pessoas a serem imunizadas: os portadores de doenças crônicas, como diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, além de mulheres com bebês recém nascidos, de até 45 dias. 

Eles se juntam aos demais grupos já tradicionais na aplicação da vacina, como idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos incompletos, gestantes, indígenas, população carcerária e trabalhadores da área da saúde.

Nesta quinta-feira, o Seminário Estadual de Influenza reuniu profissionais da saúde do Estado e também do Ministério da Saúde durante todo o dia, em Florianópolis. No encontro, eles discutiram as formas mais eficazes de prevenir, conscientizar e tratar os casos de gripe em Santa Catarina.

Este ano, a campanha de vacinação ocorre entre os dias 15 e 26 de abril nos postos de saúde dos municípios.  


Pessoas a serem imunizadas:
- mulheres que tiveram filho em um período de até 45 dias

- portadores de doenças crônicas (respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos e transplantados)
- crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos

- gestantes

- idosos com mais de 60 anos

- indígenas

- população carcerária

- trabalhadores da área da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário